Análise de Microbioma, o futuro da pecuária brasileira passará por essa técnica

A análise de microbioma é uma técnica moderna que permite analisar os microrganismos do intestino do animal e ajudar na elaboração da dieta, combate à doenças e desenvolvimento de probióticos naturai. 

Fevereiro/2017

O homem possui aproximadamente 10 trilhões de células humanas em seu corpo e alberga cerca de 100 trilhões de microrganismos. Estes números podem parecer estarrecedores para alguns, mas o corpo abriga mais células de microrganismos que humanas na sua composição.

Nos ruminantes esses números podem ser ainda maiores, já que os microrganismos são responsáveis pela digestão da matéria

orgânica ingerida na cavidade ruminal destes animais. Estudos apontam que em uma microbiota ruminal sadia estão presentes principalmente os grupos de bactérias Bacterioides spp., Firmicutes spp. e Fibrobacter spp. Elas estão associadas ao bom desempenho fisiológico do animal, ganho de peso adequado, alta produtividade de leite, eficiência digestiva, baixa incidência de doenças respiratórias, aptidão do sistema imune, baixa produção de gases estufa e redução no consumo de antibióticos (Puniya, 2015).

Já um desequilíbrio nessa microbiota está relacionado ao crescimento de subpopulações de bactérias e na incidência de diversas doenças e baixa produtividade do rebanho. Na acidose subclínica, que diminui a produtividade, ingestão de matéria seca e em casos graves, pode levar a morte do animal, nota-se um aumento dos gêneros Campylobacter sp. e  Kingella sp. (Wetzels, 2016). Em animais com elevada produção de metano, o grupo Methanobrevibacter spp. foi duas vezes mais abundantes que o esperado (Wallace, 2015).

O estudo de microbioma é uma técnica de sequenciamento de DNA de nova geração que permite identificar os microrganismos presentes no rúmen dos animais. Com a identificação, é possível traçar estratégias para manipular a microbiota do rúmen, como dieta ou antibióticos empregados na criação, ou desenvolver probióticos específicos para aumentar as populações de bactérias que beneficiam os animais e reduzir bactérias que causam doenças e afetam a produção do rebanho.

Conheça o serviço de análise de Microbioma da YLive, aumente a produtividade e reduza a incidência de doenças no seu rebanho.